Traduzindo Clarice

Katrina Dodson, autora da tradução premiada de Todos os Contos (The Complete Stories) de Clarice Lispector para o inglês, escreveu um relato delicioso sobre o processo para a revista The Believer. Contou sua relação com a obra de Clarice, como fã e tradutora; com os tradutores anteriores, cujas agruras passou a entender melhor; a sensação de imersão mística proporcionada pela leitura; e outras coisinhas. Quem traduz, escreve ou gosta de livros vai gostar de ler.

Leia o relato completo aqui. Abaixo, destaco alguns trechos (tradução minha, não oficial):

Os dois anos que passei traduzindo Todos os Contos de Lispector foram como uma jornada mística, ou, no mínimo, um rito de passagem em que suas frases surgiram como alucinações ferozes enquanto eu tentava captar seu significado. Não cheguei a traduzir rezando, mas muitas vezes falei com uma foto dela que preguei acima da minha mesa, as mãos cobrindo o famoso rosto bonito. Gostava do fato de que poderia ser um gesto de angústia ou um sinal de recolhimento num mundo interior, correspondendo às minhas próprias oscilações entre a frustração e o foco.

(…)

Pensar e escrever além da nossa própria experiência é uma transgressão necessária se quisermos expandir nossa compreensão do mundo. Para traduzir as histórias, tive que realizar uma encarnação dupla, habitar Clarice habitando seus muitos personagens. Foi fascinante e brutal viver as crises de tantas mulheres, experimentar a carência e o amor dos maridos e filhos quando eu mesma não tinha nenhum, sentir a solidão e o desejo irrealizado de viúvas idosas e esquecidas quando eu tinha trinta e cinco anos – mais ou menos o ponto médio da faixa etária de Clarice quando escreveu essas histórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s