10 conselhos para a Mila de 21

De 21.7.2016.

Gosto de usar o recurso On this day do Facebook para rever coisas que já fiz ou disse em anos recentes. Noto que me curei de uma porção de besteiras e suspiro com boas memórias de viagens e momentos com gente querida. Hoje topei com esta: ano passado, circulou pela rede a brincadeira das dez coisas que você diria, se pudesse, ao seu eu mais jovem. A pessoa passava a brincadeira adiante sugerindo uma idade a cada amigo que quisesse brincar: 15, 19, 32, qualquer uma. A Fabiana Zardo me deu 21. Reli o que escrevi na época e resolvi trazer para cá. Quem sabe não haja outra jovem Mila por aí precisando de umas dicas do seu eu mais velho e rabugento?

1. Curta mais suas bochechas de aborrecente. Acredite, você vai sentir falta delas daqui a alguns anos. Fotografe-se mais, curta-se e cobre menos perfeição estética de si mesma. Até porque, ó, estamos com 35 e até hoje você não precisou disso para nada.

2. Por outro lado, tem MUITA COISA MIL VEZES MAIS IMPORTANTE do que as suas bochechas, sua peitoca mixuruca e todo o resto da sua aparência. Como integridade, bom humor, senso crítico, vontade de ser melhor consigo mesma e com os outros. Cultive essas coisas. Ou você veio ao mundo para ser enfeite? Bunda cai, fia. Caráter, não.

3. Sei que parece triste, mas não é: você vai largar o desenho. Não para sempre, mas como profissão. Você não vai ser ilustradora, vai ser tradutora, e vai ser MUITO feliz com essa escolha.

4. Você se acha a CDF, é? Pois TRATE DE ESTUDAR MAIS, prego. Tá estudando pouco, e cada vez menos. Aproveita que é mais fácil enquanto você ainda mora com seus pais. Aliás, comece a estudar tradução agora mesmo. Nunca é tarde psra se reinventar, verdade. Mas você vai querer ter começado mais cedo, e why the fuck not?

5. Falando em estudar, lembra um treco chamado feminismo? Estude isso também. Você ouviu falar quando era criança, mas acabou deixando de lado. Vá atrás. Você vai redescobrir cedo ou tarde, mas por que não já? Vai te ajudar horrores. Vai te fazer pensar duas vezes antes de encher a boca para julgar outras mulheres e vai te ensinar que seu valor não é medido por opiniões masculinas a seu respeito. Em suma, vai expandir seus horizontes (e render umas tretas aí, mas beleza). Vai ser uma delícia, catártico e o escambau.

6. Seja mais legal com ele. Sim, ele mesmo. Vale a pena e ele merece. Daqui a 13 anos vocês ainda vão estar juntos e querendo mais. Esse rolê vai ser a maior aventura da sua vida. Vai nessa que é sucesso.

7. Não insista em tentar cativar quem não te respeita ou apenas não se interessa pela sua companhia. Não aceite migalhas. Não mendigue afeto. Não tente ser alguém que você não é só porque acha que com isso mais gente vai gostar de você. NUNCA, JAMAIS. É mentira, dá trabalho e não funciona. Ninguém é tão fodão que valha essa canseira. E, acredite, ninguém quer que você faça isso; ninguém quer que você faça coisa nenhuma. Pare de tentar adivinhar o roteiro do filme dos outros e esperar que sigam o seu.

8. Você sempre vai ser meio solitária. Sempre vai ser chorona, invocada, carente, tagarela, boca suja e palhaça de lagriminha no canto do olho. TUDO BEM. Aceite isso. Tem seu charme. Ou não, mas, de um jeito ou de outro, vai ter gente que vai gostar de você de verdade. Talvez não para sempre, mas quem é que está contando? Vai durar e vai ser bom. Você nunca vai ser adorável, fofa, corajosa e elegante, mas tem gente muito mais escrota que tem amigos fiéis, sabia? Vai entender. Enfim, tem gosto pra tudo. Para você também.

9. Você vai amar profundamente algumas pessoas que vão pegar seu coração, picar bem miudinho e servir para o gato, e o pior é que o gato vai cheirar, fazer aquela cara que só gato faz de “ih, é caca!” e tentar enterrar no piso da cozinha. Tudo bem. Ame mesmo assim. Sem essa de “nunca mais”. “No fim, o amor que você leva é o amor que você dá” e coisa e tal. Você sabe que não vale a pena viver de outro jeito.

10. ESCREVA, diabo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s