PRESTA ATENÇÃO, um causo de gente distraída

romain-vignes-53940-unsplash_2

Foto de Romain Vignes via Unsplash.com. Página de dicionário com o verbete “focus” em destaque.

Um causo contado por uma amiga agora há pouco me lembrou de coisa semelhante que aconteceu comigo.

Há muitos anos, ainda na era off-line, peguei um anúncio de emprego no jornal para um cargo com salário relativamente bom. Melhor ainda, ficava na Av. Francisco Matarazzo, na Pompeia, São Paulo, não tão longe da minha casa, no bairro de Pirituba. O anúncio era do tipo “compareça em tal hora, dia e lugar”, sem contato prévio (será que isso ainda existe?). Vesti meu melhor terninho de secretária (é…) e saí debaixo de uma chuva daquelas bem sabotadoras, que se jogam para todo lado e insistem para você ficar em casa. Pensei: vou chegar desgrenhada de vento, gelada de chuva e toda ensebada de ônibus, mas vou chegar. Quem sabe os entrevistadores levem em conta minha determinação?

Cheguei ao endereço. Estranhei: não tinha jeito de escritório nem a fila clássica de candidatos à vaga. Encontrei outra pessoa andando de um lado para o outro com uma cara de besta equivalente à minha. Veio até mim e comentou: é, erramos o lugar. Tirei o anúncio do bolso. Conferi o endereço. Lá estava: Av. Conde Francisco Matarazzo… em São Caetano do Sul.

Perdi a vaga, claro. Mas ganhei a famosa pulga atrás da orelha. Foi um dos melhores presentes que poderia receber para me manter como revisora de textos e, mais tarde, tradutora.

Para quem não conhece, essa variedade de pulga é um bichinho renitente que, apesar de ser inseto, se faz de papagaio e repete sem parar as mesmas coisas na sua orelha. São três as principais:

PRESTA ATENÇÃO.

LÊ DE NOVO.

PESQUISA MAIS UM POUCO.

Deixe um comentário

