Sobre a vida fora do Facebook

Outro dia, um amigo meu, escritor de mão cheia, lançou um livro em São Paulo. Eu sabia que ele estava para lançar, mas não imaginava quando. Estava em São Paulo, mas não soube do lançamento. Ele provavelmente divulgou muito no Facebook e convidou todo mundo para o evento criado na rede social, mas, ainda assim, eu não soube. Perdi o lançamento. Claro que ainda dá para comprar o livro, ora. Mas o grande dia, o abraço, o autógrafo, perdi.

Moral da história: não dependam só do Face, amiguinhos! A gente não vê tudo o que rola por lá, mesmo que tente. Aliás, dependam cada vez menos dele! Usem também o bom e velho e-mail. Visitem os blogs nos quais vocês eram viciados há uns anos. Escrevam, convidem, contem as novidades, perguntem “como vai?”. Aí fica quase impossível a amiga dizer “ih, não sabia do seu lançamento/aniversário/festa do divórcio” (mas ela ainda pode dizer, “ah, esqueci” ou “ih, não deu pra ir”, e tudo bem).

Os colegas que já têm newsletters estão promovendo um retorno à comunicação via e-mail, felizmente livre de apresentações em PowerPoint, correntes supersticiosas e historinhas ingênuas e edificantes (que migraram para o Facebook e o Whatsapp, porque nada é perfeito, né?). Esses colegas estão dando um bom exemplo. Até eu, que nem sempre tenho algo assim superimportante a dizer, estou considerando montar uma newsletter… E aí assina quem quer.

Ainda sobre a relação de amor e ódio com o Facebook, recomendo duas leituras:

Então eu meio que resolvi sair do Facebook. Oh noes! O tom e a intenção do autor são muito pessoais, mas eu “me li” em cada parágrafo.

Facebook’s Mental Health Problem. É longo e está em inglês, mas vale a pena. A autora fala sobre a relação entre a depressão e o uso de redes sociais. A situação pode não ser verdadeira para todo mundo, mas com certeza vale para muitos. Foi-me enviado por um amigo que saiu do Facebook e não se arrependeu.

Deixe um comentário

