Dia de, mais uma vez, ser mulher

Queria escrever um textão sobre o Dia Internacional da Mulher, mas estou com tanto trabalho (eba!) que não vai rolar. Então, vou deixar só umas dicas:

Colocar a mulher num pedestal onde ela é a cuidadora suprema, a fonte infinita de amor e paciência, que trabalha fora, troca fralda, recolhe cueca e está sempre linda e arrumada e é um exemplo de ser espiritualmente evoluído, em contraste com o homem imperfeito, NÃO é uma homenagem às mulheres.

É só mais um jeito de nos obrigar a nos desdobrar em múltiplos papéis que nem sempre podemos (ou queremos) desempenhar, e de desculpar o homem por suas falhas, porque “homem é assim mesmo”.

As mulheres que fazem tudo o que falei acima normalmente o fazem por falta de opção. Foram enviuvadas ou abandonadas, ou há um homem, mas ele, coitado, é só um homem, né? Não dá para esperar que consiga ter uma profissão, cuidar dos filhos que ele também fez e ainda lavar as calcinhas da mulher! Só mulher consegue isso! Mulher, essa criatura que fica aí sendo divina e graciosa para a alegria e o conforto do homem.

Sabe por que a gente “consegue” isso? Porque não tem para onde correr. A gente consegue porque é conseguir ou desmoronar, e desmoronar não é uma opção. É engolir o choro e ir à luta. Mas não somos supermulheres. Não viemos prontinhas pra tudo. Somos seres humanos.

Quer homenagear a mulherada? Comece respeitando, ouvindo, enxergando os apertos que a gente passa. Estenda a mão, divida as tarefas e responsabilidades com sua companheira, mãe, filha, amiga. Pare de glorificar o sacrifício alheio. Tire a bunda do sofá e venha ralar também. Defenda uma estranha. Não compactue com abusos.

P.S.: E, se você já é um homem que faz isso e muito mais, ótimo: conhece suas obrigações. Não precisa vir aqui dizer MAS EU, EU SOU LEGAL! Você sabe quem é, e se não sabe o problema é seu.

P.S.2: Ah… isso foi um textão, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s