Feminismo na TV!

Hoje fui ao correio e, na volta, 30 graus, parei para tomar um sorvete. Na TV da sorveteria passava o Encontro com Fátima Bernardes. Havia três mulheres que foram enganadas pelo mesmo namorado e se uniram para confrontá-lo.

Fátima perguntou se elas não competiram entre si.

Enquanto eu tentava imaginar por que as mulheres competiriam umas com as outras por um sujeitinho que mentiu para as três, uma delas explicou à apresentadora o que era sororidade.

Para quem nunca viu essa palavra esquisita, há muitas formas de explicá-la, mas a quadrinista Germana Viana deu uma definição perfeita no painel do qual participou na última Santos Comic Expo:

“Sabe a famosa ‘brodagem’ dos homens com outros homens? Sororidade é a das mulheres. Tipo uma ‘sistagem’.”

A sororidade é um conceito (e um sentimento) bastante difundido no feminismo de hoje. Ela se opõe à noção de que as mulheres são rivais naturais das outras mulheres. Essa noção é uma tolice cultural. Somos ensinadas desde pequenas a disputar o posto de mais bonita da classe, mais admirada pelos meninos… Mas não precisamos. Nem devemos. Ser parceira é muito mais legal do que ser rival.

Aliás, a escritora Cristina Lasaitis nota que o VOLP registra sororicídio (o assassinato de uma irmã), mas não sororidade. Emblemático. Resolve isso, VOLP!

Confesso que nunca tinha visto o programa da Fátima. Mas acho muito bom que atrações televisivas populares levem esses conceitos à audiência, que talvez não procurasse ativamente saber de nada disso. É a mesma coisa no caso do Esquenta, que no último fim de semana convidou a escritora Clara Averbuck e a publicitária Luíse Bello, do Think Olga, para falar sobre feminismo.

A TV ensina as pessoas passivamente. Pois que ensine o que presta, então.

E, para quem lamenta (?) que “feminismo virou modinha”, eu digo: ÓTIMO. Acho é pouco, quero é mais. Que “vire moda” como o jeans: entre na vida das pessoas para nunca mais sair.

Anúncios

Um comentário sobre “Feminismo na TV!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s