Ligações Perigosas

dangerous

22 de setembro de 2015, publicado com atraso

Revi Ligações Perigosas mais de 20 anos depois da primeira vez, com olhos bem diferentes dos da minha infância (sim, vi o filme quando criança, muito apropriado, não?).

Impressões e dados:

– É uma história sobre vilões. Vilões com muita grana e pouco que fazer da vida.

– O filme é de 1988, baseado em uma peça de 1985, por sua vez baseada no livro de Pierre Choderlos de Laclos, de 1782, que fiquei curiosa para ler, principalmente por ser um romance epistolar (narrado na forma de cartas que os personagens enviam uns aos outros).

– O personagem do John Malkovich, o Vicomte de Valmont, é muito escroto. Mais que escroto. Um canalha estuprador. A verdadeira encarnação do entitlement machão com um verniz de charme e grana. Chega a ser divertido quando ele vê as coisas (leia-se “mulheres”) às quais julga ter direito escaparem de seu alcance.

– A personagem da Glenn Close, a Marquise de Merteuil, eu odeio, amo, odeio, amo, odeio. Sua frase memorável, “eu sempre soube que nasci para dominar o seu sexo e vingar o meu”, não passa de um disfarce para seu egoísmo e soberba. Ela é algoz tanto dos homens quanto das outras mulheres. No entanto, na aura sexista que circunda a trama, na qual os homens são desculpáveis por serem “incapazes de amar uma mulher só por vez” (palavras de outra personagem) e as mulheres são vítimas do desejo que sentem, e que lhes arruína a “virtude”, a marquesa é a única dona da própria vontade (e da vontade dos outros também).

– Tem o Peter “The Doctor” Capaldi no papel de um criado corrupto! Meninão ainda! Mas é impossível não reconhecê-lo. Por alguma razão, ele mantém o sotaque escocês, embora os personagens sejam todos franceses e os atores falem um inglês padronizado.

– Tem Uma Thurman e Keanu Reeves bem jovenzinhos. Eu nem lembrava.

– O roteiro é notável por conseguir fazer da rotina de um bando de ricaços entediados e sem ética, entretidos com pequenezas, uma trama interessante. É um baita feito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s