Por que escrevo?

“Por que sou compelida a escrever? Porque a escrita me salva dessa complacência que temo. Porque não tenho escolha. Porque devo manter vivo o espírito da minha revolta, assim como a mim mesma. Porque o trabalho que crio na escrita compensa o que o mundo real não me dá. Ao escrever, ponho ordem no mundo, dou a ele um cabo no qual possa segurar.”

“Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it.

Glória Evangelina Anzaldúa, Speaking in tongues: a letter to third world women writers.

Anzaldúa foi uma estudiosa da teoria cultural chicana, da teoria queer e do feminismo. Confesso que não a conhecia. Talvez continuasse não conhecendo, não fosse uma moça chamada Bianca ter compartilhado no Facebook essa citação dela, na qual minha amiga Lígia me marcou. A citação caiu na prova de inglês do ENEM deste ano, porque a pergunta sobre a obra da Simone de Beauvoir e a redação sobre a persistência da violência contra a mulher foram só o começo. Que ENEM maravilhoso!

3 comentários sobre “Por que escrevo?

  1. Olga Savary me representa nesses momentos:

    Por que escrevo?
    Por que sou
    pouca e mínima
    embora vária,
    porque não me basto,
    escrevo
    para compensar
    a falta,
    porque não quero ser
    só raiz e haste
    e preciso do outro
    para dar sombra
    e fruto.

    (Comunhão)

Deixe um comentário

