Mila 35

Em fevereiro faço 35 anos, e ainda não consigo acreditar. Eu, trintona?

Quinze anos atrás, as pessoas dessa idade me pareciam tão maduras, sérias, seguras de si, bem ajustadas à sociedade… adultas. Eu nunca fiz um bolo, gente. Não sei dirigir. Nunca troquei uma fralda.

Nos anos 1990, pensava: “Nossa, no ano 2000 vou ter 19 anos!”. E achava que aquela Mila de 19 anos seria tão diferente da Mila de 13 quando uma borboleta é de uma lagarta. Nada. Aos 34, sou só uma lagarta que paga contas e não mora mais com a mãe.

Então, vou fazer 35 anos, mas, na verdade, não vou.

Primeiro porque os paradigmas mudaram. A “balzaquiana” de ontem não é a de hoje. A mulher de 30 e tantos agora usa jeans, camiseta de HQ, tênis e mochila. Pega ônibus, coleciona bonecas e action figures, fica até tarde na rua com os amigos. Pinta o cabelo de azul e faz cosplay. Se não casou, não está desesperada, nem se acha a solteirona (se acha, não deveria). Aproveita para namorar, ou não. Curte a privacidade, curte o não ser de ninguém, toda sua. E cumpre seus compromissos. Ela não acha que pagar as próprias contas a obrigue a uma vida sem graça.

Segundo, acho que estou bem confortável na noção de que não sou uma mulher adulta, e sim uma adolescente velha. Amadureço no meu ritmo, não no dos outros. Vejo amigos da minha idade que têm casa, carro, emprego fixo, filhos, quintal, cachorro.

Fico feliz com a felicidade deles. Mas não os invejo.

(Tudo bem, invejo só um pouquinho o quintal, porque eu queria ter uma horta. Risos! Mas me conheço: gosto mais de viajar que de cuidar de casa. Então, tudo a seu tempo.)

Um comentário sobre “Mila 35

  1. Mila,
    Farei 31 daqui a sete dias. Sinto-me estranha. Sei que sou adulta, mas não me sinto adulta.
    Sinto-me desprotegida em vários aspectos e já liguei o foda-se para outros. Mas é incrível a discrepância entre o que é ter 30 anos hoje e o que eu pensei que fosse ter 30 anos quando tinha uns 15…
    Ser adulto não é nada parecido com o que eu imaginava. E, sabe, ainda bem que não…

    🙂

Deixe um comentário

