Pensamentos sobre leitura e o bom uso do tempo

1. Problemas irônicos

1.1 Que eu adoro ler não é novidade (nem poderia ser diferente, na minha profissão). Amo ler no ônibus, no metrô, no trem. Para quem não tem enjoo de movimento, as idas e vindas diárias e obrigatórias ajudam muito no avanço da leitura. Quando eu trabalhava fora, reciclava com leitura o tempo perdido no transporte, no almoço e até nas curtas caminhadas da estação de trem até o trabalho. Depois que passei a trabalhar em casa, passei a ler menos, e o tempo que era perdido (e reciclado) no transporte virou hora extra. A ironia: eu trabalho com livros. Leio o dia todo, mas a pilha de livros que escolhi por recreação só cresce, e meu tempo para eles parece cada vez mais curto. Isso me faz mal. Será que acontece com todo tradutor, revisor e similar?

1.2 Também amo ler na cama, antes de dormir. Mas de uns meses para cá desenvolvi um sério vício em seriados televisivos. Tenho mania de maratona e insisto até não aguentar mais ficar com os olhos abertos. Como não tenho TV, assisto principalmente à Netflix, no computador. A ironia: vejo TV sem ver TV.

2. Soluções

2.1 Em vez de trabalhar até ser obrigada a parar para jantar, paro pelo menos meia hora antes e fico lendo algo que eu não precise traduzir nem revisar. E não vale artigo na internet, tem que ser um livro físico ou e-book, com a web desligada. Além disso, faço algumas pausas rápidas ao longo do dia para ler. Se consigo parar para atender o telefone, fazer exercícios ou ficar de bobeira na internet, sim, eu consigo parar para ler. Principalmente se passar menos tempo de bobeira na internet.

2.2 Menos séries, mais livros. Vejo um ou dois episódios, depois mergulho num livro. Às vezes, curto um pouco de videogame com maridoffmann antes de ler, mas leio. Séries são ótimas, mas, como todo vício, intoxicam a mente. Livros? Não, nisso você pode se viciar sem medo. É a exceção que comprova a regra. 😉

3. Resultado

3.1 O mês ainda não acabou, já li 2 livros com mais de 300 páginas e uma HQ, e estou terminando o terceiro. Se juntar os 5 livros que li a trabalho, serão 9 livros. Na minha avaliação, está ótimo. Mas ainda vai melhorar.

Apêndice
O enjoo de movimento também é conhecido como cinetose.

Deixe um comentário

