Lina Bo Bardi

Lina, o MASP e o SESC Pompeia. Foto: reprodução. (http://www.bontempo.com.br/arquitetos/mulheres-historia-arquitetura-dia-internacional-da-mulher-zaha-hadid-lina-bo-bardi-kazuyo-sejima-jeanne-gang-marion-mahony-griffin/)

Lina, o MASP e o SESC Pompeia. 

Hoje é o centenário da Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, artista plástica, designer de móveis e joias, cenógrafa, figurinista, professora, museógrafa, figura feminina de destaque numa época em que o espaço da mulher ainda era muito restrito… e antifeminista. 😛

“Como ser feminista? As feministas têm voz de galinha e falta de conteúdo.”

(Isso mostra que já naquela época as pessoas não entendiam o que era feminismo, assim como não entendem hoje.)
Minha primeira reação ao ler a declaração de Lina foi, claro, de raiva, com um toque de vontade de rir. Não tive vontade de admirá-la. Mas aí lembrei que sou contra eleger bodes expiatórios para o machismo, principalmente na forma de pessoas às quais falta ou faltou muito pouco para estarem deste lado, defendendo e vivenciando alguma forma de feminismo.

Em 2013 fui entrevistada por amigos que estavam fazendo um documentário sobre mulheres brasileiras e lembro que quisemos começar a gravação no MASP por, entre outras razões, ser um marco arquitetônico de Sampa projetado por uma mulher. Na época, isso era só o que eu sabia sobre Lina. Hoje, lendo um pouco mais, descobri uma pessoa sem papas na língua, sem medo de se expressar artística ou verbalmente, que viveu exatamente como quis. Ela talvez não soubesse, talvez negasse até a morte caso questionada, mas provavelmente foi mais feminista do que muitos de nós. Porque mudar o nome da rosa não lhe muda o cheiro. 😉

Mais sobre a arquiteta (ou, como ela gostava de dizer “arquiteto”, no masculino) aqui e aqui. Ou fale direto com São Google.

(Peguei as fotos que ilustram a postagem aqui.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s