Filme: O Violino Vermelho

Uma das muitas capas do filme. Jogue no Google e veja várias versões.

Não costumo indicar filmes por preguiça de escrever resenhas (e também por não entender de cinema). Mas quando o filme mexe comigo e é pouco conhecido por aqui, acho que vale a pena recomendar.

O Violino Vermelho (1998), do diretor François Girard, é um filme falado em diversas línguas e passado em diversas épocas e locais, no qual o personagem principal é… um objeto.

O instrumento do título é um violino especial. O último produzido por Nicolo Bussoti, famoso fabricante italiano, após a morte de sua esposa e filho, no parto. Recoberto por um estranho verniz vermelho, ele é considerado tecnicamente perfeito e parece ter o dom de cativar quem o toca ao ponto da obsessão. Da Itália do século XVII ele vai parar num mosteiro alemão onde, no século seguinte, é tocado por um menino prodígio órfão, que é então levado para Viena por um caça-talentos francês…

E daí para o mundo.

Nenhum personagem humano é permanente na história do violino. Ele passa por ciganos, por um virtuoso inglês rock star e uma jovem chinesa em plena Revolução Comunista até ir parar num leilão de objetos históricos no Canadá, já no século XX. E cada subtrama é conduzida pelo violino, pela paixão que ele desperta em cada violinista que tem o privilégio de tocá-lo. O fio condutor é a sequência, que volta várias vezes à tela, da jovem italiana grávida de seu primeiro filho, que pede a uma senhora que leia sua sorte. É fácil perceber que, na verdade, ela está lendo a sorte do violino, cuja conexão com a personagem você será capaz de sacar ao longo do filme ou saberá direitinho no final.

violino02

Jason Flemyng é o violinista doidão Frederick Pope, que ama a escritora Victoria Byrd (Greta Scacchi). Mas entre escritora e violino o páreo é duro.

Mas esse final não é o único final do violino; na verdade, nem é o final da história.

A trilha sonora, composta toda para violino (claro…) por John Corigliano, é literalmente arrepiante. Ouve um pedaço no Youtube.

Filmaço sem frescura nem perda de tempo e, ao mesmo tempo, delicado e envolvente, com Samuel L. Jackson no incomum papel de Charles Morritz, um especialista em instrumentos musicais históricos. Veja o elenco completo aqui.

Recomendadíssimo.

Anúncios

2 comentários sobre “Filme: O Violino Vermelho

  1. Pingback: O Violino Vermelho Download Filme torrent Legendado - Cult Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s