Um sonho & um susto.

¿Qué es la vida? Un frenesí.
¿Qué es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño;
que toda la vida es sueño,
y los sueños, sueños son.

Calderón de la Barca, La vida es Sueño

Foi assim: um susto. Em março larguei meu emprego e voltei a ser freelancer, em abril David entrou em férias. Combinamos: nada de grandes viagens desta vez, vamos economizar uma grana, organizar nossa vida, no máximo um pulinho em Santos e olhe lá, etc.

Que nada…

David, garoto esperto, vasculha sites de viagens com a mesma frequência com que eu entro no Facebook. Achou uma promoção dessas em que ninguém acredita quando você conta. Imperdível. E foi assim, no susto, mordidos pelo implacável bicho da viagem, que decidimos: daqui a 10 dias embarcaremos para Madrid!

Spain from Ben on Vimeo.

Quando chegou a confirmação da compra das passagens eu chorei. Porque agora não tinha engano, não tinha volta. Era um sonho de infância dizendo “olhaqui, nega, chega de nhenhenhém que eu VOU ser realizado”. Cês têm noção de como eu tô maluca com isso?!

Tá certo que no ano passado estivemos em Barcelona. Linda. Mas, na boa, gente: Barcelona não é Espanha. Barcelona é Barcelona! Uma cidade única, concentradora de diversidade, com cultura própria e seu próprio dialeto, o catalão. É claro que cada cidade no mundo tem sua personalidade e uma não é igual à outra, ainda que se situem no mesmo país – Sampa não é igual ao Rio que não é igual a Salvador que não é igual a Porto Alegre etc. Mas, sério, Barça é Barça. Não representa a cultura espanhola, mas a catalã. E valeu demais! Mas o que eu sempre quis mesmo vem agora: ir para o centro e o sul ver arquitetura mudéjar, judería e muralha medieval até dizer chega. ;-D

Quem me conhece há muito tempo sabe que pesquiso a Espanha há pelo menos 15 anos. Quando não tinha computador, eu lia uma Encyclopædia Britannica dos anos 1970, mais velha que eu. Quando tinha computador, mas não tinha Google nem Wikipedia, passava horas traduzindo do inglês os ótimos textos da enciclopédia Grolier em CD-ROM, que me ensinaram coisas que eu nem sonhava sobre a Espanha e aumentaram meu fogo no rabo para conhecer esse lugar. Para quem é entusiasta de História, simplesmente não há como não pirar por um país onde os séculos fundiram fenícios e celtas, romanos e visigodos, muçulmanos, judeus e cristãos numa salada cultural única.

O roteiro básico, até aqui, é: Madrid, Toledo, Ávila e Segóvia no centro do país, e Alcalá de Henares, se der tempo; no sul, Córdoba, Sevilha e Granada, e Málaga se rolar. Serão apenas 10 dias e infelizmente não dá para enfiar mais cidades aí sem o risco de perder o melhor das que já selecionamos, pois gostamos de andar e não de correr.

Os trajetos entre cidades serão feitos de trem ou ônibus. Parece longe, mas meras 2 horas de trem separam Madrid de Córdoba e, para quem mora em Sampa e está acostumado a gastar 2, até 3 horas no paradoxo que é o trânsito intransitável desta cidade, isso aí não é nada. 😉

Vai faltar um mundo de cidades que valem a pena. Eu sei. Mas 10 dias não duram para sempre. E, se a vida deixar, ainda vamos voltar. 😉

Porque la vida es sueño.

8 comentários sobre “Um sonho & um susto.

  1. Wow! Que legal Mila, um sonho enfim realizado 😀 Nada como ver as coisas que você pesquisou e leu nos livros ao vivo, hein? Buen viaje procês dois! (é isso mesmo em espanhol?)
    Bjos!
    Gi

    • Pior que eu mereço MESMO, amigo! Rs! E o David, mais ainda. Quase não consegue sair de férias, o pobre.
      Valeu!
      Beijo.

  2. E o mais legal, nega, é que dessa espanha é que vieram alguns dos nossos cromossomos. E não é pra pirar????
    MORRO de vontade de conhecer a Espanha. Seria o primeiro país para o qual iria numa viagem internacional (que não aconteceu ainda, mas vai acontecer, ô se vai).
    Então aproveita ao máximo essa sensação de VIVER toda a história que você já leu sobre, sentir nos poros toda a cultura rica que vai encontrar, reviver os passos de muitos que já passaram por lá e se maravilharam.
    Quero muuuuuitas fotos!

    Acho que esse é um sonho das 3 manas… e, porque não dizer, das tias também. Imagina a felicidade delas em saber que vc vai viajar pra terra do nosso avô?! hehe

    • Vai acontecer, sim, preta… Ô se vai. E você verá com seus próprios olhos as maravilhas que aquele mundaréu de fotos que eu trouxe pode apenas insinuar. Nada se equipara a estar lá. É grandioso demais para caber em fotos. Você vai ver!
      Beijão.

Deixe um comentário

