Funny thing about death…

Funny thing.

Ontem, dia 10, fez 2 meses que meu pai morreu. Sem eufemismos: ele morreu mesmo, puff, assim, do nada. Mas essa história eu já contei. O “engraçado” é que o dia passou e eu não dei por isso. Fui lembrar de madrugada, já entrando no hoje. Foi estranho não ter lembrado antes. E estranho lembrar depois. Submergi na rotina, nos deveres do dia e prazeres da noite, na necessidade de chorar, mas também de sorrir, e o tal do Tempo, que passou, nem vi. Como a dor não vai embora, mas se transmuta em alguma outra coisa que não sei bem, um sem nome diante do qual vale calar.

Às vezes, a morte parece tão absurda. Parece uma piada de mau gosto que algum idiota contou pra chocar. Mas não é… Há uma sensação de alheamento, do tipo “não é comigo”. Parece algo que aconteceu na vida de outra pessoa e que foi implantado nas minha memória. Não parece real. Sinceramente? Acho que nunca parecerá. A morte é a coisa mais natural do mundo, mas nunca deixará de ser estarrecedora.

Lembro-me dele todo dia, todo dia, sem exceção. Mas o luto, sinto que já foi.

O mais mágico sobre isso é que depois de tanta dor as lembranças boas prevalecem sobre as ruins. É muito mais natural para mim pensar no meu pai aparando a grama do jardim, falando empolgado de um livro e mimando suas gatas do que lembrá-lo tão estranho naquele caixão, de onde parecia que ia levantar a qualquer momento. Também não quero lembrar as brigas e os momentos em que sua intolerância superou sua boa cultura. Prefiro lembrar o perfeccionismo, a sede de entender o mundo e o bom gosto musical que ele deixou às filhas.

Mais rápido para uns, mais devagar para outros, o tal do Tempo é o melhor remédio.

Um comentário sobre “Funny thing about death…

Deixe um comentário

