Paradigmas 1, 2 resenhas

No blog Terroristas da Conspiração, do Romeu Martins, pesquei duas resenhas do Paradigmas 1. Valeu, Romeu! Dois ótimos textos, que demonstram fluidez nas palavras e profunda capacidade crítica, sem pegar pesado em desmerecimentos nem se desmanchar demasiadamente em elogios. Agradeço como autora & leitora. 😀

A primeira é de Ana Carolina Silveira, publicada em seu blog Leitura Escrita. Eis aqui o que disse a Ana sobre meu conto neste volume:

Aqui Há Monstros, de Camila Fernandes: Aqui, uma história de melancolia, muito mais do que de aventura. Dá para ver que a inspiração partiu de vários mitos para a criação de seu próprio – do começo, antes de perceber qual era o personagem em questão, pensei em vários, em especial em Odisseu e suas aventuras. A perspectiva do monstro sempre é um ponto interessantíssimo se bem-explorado, mesmo que nesse conto ele seja visto pelos olhos de outro personagem. E, como eu já disse, uma melancolia onipresente em toda a narrativa. Belíssimo.

Leia a resenha da Ana na íntegra aqui.

A segunda é do Igor Valente, pela Rede RPG. O que ele diz sobre meu conto:

Aqui há monstros, de Camila Fernandes: Novamente um conto que se vale do diálogo com o passado para estruturar a narrativa, nesse caso com a mitologia grega. Apesar de se estender demasiadamente, e talvez justamente por isso, mas levando em conta o conhecimento do leitor sobre mitologia, o conto consegue nos manter presos às suas páginas até o fim. Bem interessante, mas nada de ficção científica.

Na resenha do Igor, estranhei a atitude de avaliar a antologia como quem esperava somente contos de ficção científica, sendo que a coleção Paradigmas é – e vende-se como – uma série de livros de FC, fantasia e sugnêneros, sem prender-se a rótulos. Mas o próprio autor explica, depois, que comprou o livro imaginando que se tratava somente de FC. O texto na íntegra você encontra aqui.

Anúncios

3 comentários sobre “Paradigmas 1, 2 resenhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s