Resenha do Paradigmas 1 no Pensotopia

Pessoal,

Acaba de sair uma ótima resenha do Paradigmas 1 no Pensotopia, de autoria da gentil Elisa Guimarães, que recebeu um exemplar do Bruno Cobbi. Transcrevo aqui o texto na íntegra:

“Acabei de ler o livro Paradigmas Volume 1, da editora Tarja (o mesmíssimo que você vai ganhar na promoção desse mês), coletânea de 13 contos de fantasia, terror e ficção científica de novos autores em destaque, gentilmente enviado para nós pelo Bruno Cobbi. E a primeira palavra que me vem à mente após a leitura é: UAU!

A idéia central de Paradigmas é nada menos que confrontar os padrões mentais dos leitores e as fórmulas consagradas da literatura fantástica e seus anacrônicos clichês. Os talentosos autores enxergaram caminhos alternativos e chegaram a finais surpreendentes – um enorme acerto da editora Tarja.

O livro desperta a curiosidade logo de cara. A qualidade gráfica impressiona, com uma capa belíssima da Mila F., com cores e design perfeitos, arte bem acabada que de acordo com a proposta retrata chaves e fechaduras estilizadas. O papel de boa qualidade, letras de bom tamanho e tipo simples deixam a leitura confortável (nada de dores de cabeça causadas por esforço, o que é de suma importância para mim). A diagramação é bonita e inteligente, com uma pequena introdução lateral de cada conto na primeira página do mesmo, redigida pelo autor. O título e o nome do autor são representados de modo não usual. Tudo aguça a curiosidade e desperta o interesse.

Isso sem falar na fantástica idéia das três introduções: Não… Introdução, Quase… Introdução e A Verdadeira… Introdução; inteligentes, gostosas e bem escritas. Dessas, a que mais me chamou a atenção foi a “Verdadeira”, onde os autores são apresentados e – fato inédito – deixam seus contatos para que os leitores entrem em contato direto com eles. Mas o melhor de tudo é a qualidade dos escritores, muito bons e talentosos. Assim que voltar a ter acesso à internet espero poder parabenizar a todos. São pessoas no mínimo interessantes; fácil ver pelos seus perfis que estão em início de carreira e correndo em busca de seus sonhos. É fácil se identificar com eles, e isso só faz com que seus textos sejam mais agradáveis.

Chegamos à melhor parte: os contos em si. Eu poderia falar sobre cada um em separado, mas creio que isto acabaria com o impacto de mistério das histórias, de modo que acho melhor traçar o panorama geral e deixar que cada um descubra as particularidades por si mesmo. A qualidade geral dos contos é muito alta, nunca é demais dizer, formando um conjunto coeso e forte de textos. Richard Diegues, idealizador do projeto, foi feliz com a maneira se organizou os contos, dando ao leitor uma experiência cartática completa, iniciando com histórias de “ambientação” e fechando com chave de ouro. Toda experiência é um crescendo perfeito.

São estórias fortes e atuais, cheias de sexo, violência e reflexão sobre a condição humana. Impactantes e sensuais, quebrando paradigmas, mas permanecendo em contato profundo coma modernidade e a natureza humana. Os temas variados me lembraram a degustação em um bom restaurante: alcança todos os gostos, mas deixa no ar uma vontade de quero mais. Só há uma ressalva: pessoas que acham que literatura se resume a Sidney Sheldon e Paulo Coelho poderão se sentir pouco à vontade com o delicioso cinismo de alguns autores.

Paradigmas é um prato cheio de diversão e prazer literário. E o melhor, com um preço bem convidativo, principalmente quando comparado à qualidade do trabalho. Então, aguardo ansiosamente por novos lançamentos dos autores envolvidos e os próximos volumes da coleção (por falar nisso, veja a resenha do volume 2, pela autora da capa).

PS: o jabá desta resenha não é pago e reflete exclusivamente a opinião da blogueira.”

O Pensotopia, aliás, está com uma promoção maneiríssima para quem ainda não tem seus Paradigmas 1. Você pode ganhar um exemplar criando uma frase criativa com a palavra paradigmas. Mas corre que é só até 31 de maio! É clicar aqui e mandar pau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s