O seu cérebro é feminino ou masculino?

Deu no site da revista Época.

O cérebro humano pode ser feminino ou masculino independentemente do sexo biológico de uma pessoa. Faça o teste e saiba se o seu cérebro tem o mesmo sexo que seu corpo

Thaís Ferreira

As diferenças no corpo de homens e mulheres estão além da aparência e dos órgãos sexuais. A ciência detectou que até o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre homens e mulheres.

Você consegue saber se seu amigo está triste ou irritado só de olhar para ele? Essa é uma característica de um cérebro feminino. Mas um homem também pode ter essa sensibilidade e outros comportamentos geralmente ligados a um cérebro feminino do que masculino. Isso porque a sexualidade cerebral não está ligada diretamente ao sexo do corpo. “O sexo do cérebro é determinado pela quantidade de testosterona [hormônio masculino] a que o feto fica exposto no útero. Em geral, homens recebem doses maiores do que as mulheres. Mas isso varia e nós ainda não sabemos exatamente por quê”, diz a ÉPOCA a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A diferença entre o cérebro dos dois gêneros tem raízes evolutivas. Segundo Moir, durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Elas também tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade e, por isso, desenvolveram um cérebro mais social. Os homens, por sua vez, lidavam com um grupo de caçadores, não precisavam tanto um do outro e se comunicavam menos, apenas com sinais.

Moir acredita que a diferença de sexo entre cérebro e corpo pode estar ligada às causas do homossexualismo. “Se a concentração de testosterona no útero está mais baixa do que o padrão para os homens, então o ‘centro sexual’ do cérebro será feminino e esse homem sentirá atração por outros homens. Se a concentração desse hormônio estiver alta, o ‘centro sexual’ será masculino e ele sentirá atração por mulheres”, diz Moir.

Moir está desenvolvendo uma linha de pesquisa para entender melhor as diferenças neurológicas entre homens e mulheres e, para isso, desenvolveu um teste que mostra numa escala de 1 a 20 qual é o sexo do cérebro. O número 1 representa o cérebro mais masculino possível e o 20, o mais feminino. Quem se aproxima do 10 tem um cérebro misto. Segundo Moir, esse último caso é muito comum em suas pesquisas.

Além do teste, outro fator que pode mostrar o sexo do cérebro de uma pessoa, segundo os estudos de Moir, é a medida dos dedos das mãos. Segundo os estudos da inglesa, geralmente, quem tem cérebro masculino tem o dedo indicador menor que o anelar (olhando para a mão de frente para a palma). Já cérebros femininos são associados a dedos indicadores do mesmo comprimento que os anelares. Mas isso não é uma regra sem exceção, como praticamente tudo na biologia. A pesquisadora diz que, às vezes, uma mesma pessoa tem uma mão nos padrões do cérebro masculino e outra do feminino e isso exige mais estudos para entender a organização do cérebro.

Minha opinião: não sou pesquisadora em nenhuma área científica, portanto falo como leiga, mas achei a afirmação da área em negrito (grifo meu) um tanto quanto arbitrária. Um homem de cérebro mais feminino gostará de homens e uma mulher de cérebro masculino gostará de mulheres? Hein? Isso para mim é o mesmo que dizer que gays são todos afeminados e lésbicas, sempre masculinizadas. Ou, talvez, o mesmo que dizer que num casal heterossexual as duas partes nunca saberão pensar e agir de maneira similar. Por acaso uma pessoa gosta sempre do seu oposto psicológico? Será que em boa parte das vezes não procuramos em nosso “par ideal” justamente uma identificação com nosso modo de encarar, pensar e vivenciar o mundo? Na verdade, sempre pensei que a atração pelo próprio sexo e não pelo oposto tinha a ver com identificação estética e psicológica – “eu sou e penso o mesmo que você”. Pessoalmente acho bastante interessante a idéia dos perfis psicológicos “trocados”: por exemplo, um homem perceptivo às emoções ao seu redor ou uma mulher com alto poder de concentração e objetividade.

Agora, para quem ficou curioso quanto ao, por assim dizer, “perfil sexual” do seu próprio cérebro, a Época disponibilizou online o quiz da Dra. Moir. Fiz 15 pontos, o que de acordo com o teste significa um cérebro bem feminino. Isso em parte confirmou o que eu já sabia – pois estou bastante feliz com minha habilidade de falar e fazer 500 coisas ao mesmo tempo – e ao mesmo tempo me decepcionou um pouco, pois também adoro não ter em casa coleções de sapatos, bolsas e cremes e ser bastante objetiva nas minhas compras. Mas isso deve ter mais a ver com gosto do que com condicionamentos cerebrais 😛

Para fazer o teste, é só clicar aqui e descer um pouco a barra de rolagem.

Respondam aí, pessoas, e se possível dividam seus resultados comigo aqui. Mas não vale dar respostas tendenciosas que claramente situem seu órgão pensante como menino ou menina, hein? Sejam honestos! 🙂

Anúncios

20 comentários sobre “O seu cérebro é feminino ou masculino?

  1. Deu cinco, apesar de eu não dar pelotas para corridas de F-1, acompanhar vagamente a campanha de meu time no estadual de futebol e me importar com aniversário de amigos, amigas, tios, sobrinhos, primos, etc.

  2. Fabs, como assim tu pontuou menos que eu? Tem algo muito errado nesse teste rs.

    Jorge, pois é, rapaz. Nada a ver os mecanismos de operação do cérebro com os gostos das pessoas. Ou meu guarda-roupas não seria simples do jeito que é. 🙂

    Povo, esse quiz é FURADO. Mas divertido! Ou não o teríamos feito.

  3. Gentemmmm, não creiooooo, minha irmã teve a mesmíssima pontuação que a minha! KKKKK
    O que uma educação similar não faz com as pessoas, né? O do Douglas deu 5.
    Nós achamos as perguntas bem óbvias, rsrsrs, talvez eles consigam enganar alguém, mas é bem fácil responder este teste tendenciosamente…

  4. Camila tenho 70 anos e fiz só 3 pontos (igual ao “Asdrúbal”, a diferença é que ela tem um rosto lindo – as duas). As respostas são por demais obvias para quem quer dirigir o resultado, mas respondi com honestidade e achei curiosa a pontuação por ser um indivíduo extremamente emotivo e amante de um belo por-do-sol, flores e mulher (uma só). Cresci numa época em que os meninos eram exageradamente cobrados a respeito de se comportarem como “homens”. Para que saibas: esta é a 1a. vez que acesso um blog (logo o seu, que sorte!). Parabéns pelo seu trabalho. Um abraço.

    • Oi, Clovis,
      As questões são bastante óbvias como na imensa maioria dos testes, mas a graça está em ser honesto e rir do resultado. Eu pessoalmente acredito que ele não indica nada além de processos internos do cérebro, não servindo para justificar gostos pessoais, preferências sexuais ou qualquer outro comportamento. Ou seja, é só uma curiosidade mesmo. E o post mais comentado deste blog. 😛
      Fico feliz que meu blog tenha sido o primeiro acessado por você. Agradeço e espero que apareça por aqui mais vezes.
      Grande abraço.

  5. Haaa, deu 10 pontos. oo” isso é bom não é ?
    XD’ Acho que num sou nem homem nem mulher no meu cérebro. ou os dois. XD. ^^ Bôa matéria.

  6. Pingback: Você tem fome de quê? «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s