Para amar uma ruiva

Texto de 2006, originalmente publicado no blog 7 Erros.

ela02

Para amar uma ruiva é preciso haver coração de sobejo.

Não que as ruivas não se amem facilmente. Na verdade, é comum que sejam amadas por muitos. Basta às vezes um só olhar para que isso aconteça.

É que, uma vez acesa a chama, nunca será pequena; será sempre fogo denso, impiedoso, inquisidor.

Portanto, para amar uma ruiva é preciso saber queimar. É preciso brincar sem medo com fogo. E é preciso também respeitá-lo – o fogo que nasce no crânio da ruiva feito cabelo, que lhe afogueia as faces. Um fogo que, quando afrontado, em lugar de aquecer, incinera.

Judas tinha cabelos vermelhos, diz-se; como Esaú também os tinha, e antes dele, Caim. Waterhouse pintou Lamia, lenda de sedução, com cabelos vermelhos; as madeixas com que a Vênus de Boticcelli cobre languidamente o sexo não são de outra cor que não a do fogo. Cor que é certamente um sinal de perigo. Sinal claro de divindade.

Para amar uma ruiva é preciso fitá-la intensamente nos olhos – sejam azuis do mar, verdes dos fiordes ou, mais raramente, castanhos como a terra que os consumirá – e provar-lhe a ausência do medo. Conquistá-la no olhar primeiramente, e só depois no toque – pois tu certamente quererás tocar a pele muito, muito clara, de uma claridade quase ofuscante, mesmo sob o sol maldoso dos trópicos. Quererás isso como teus pulmões querem o ar. Eu sei porque já quis.

Mas, antes disso, terás de provocar seu sorriso, e embora sorrisos sejam fáceis na boca-morango da ruiva, não penses que serão todos teus. Alguns serão da tua tolice, da tua presunção, e estes ela te dará sem cerimônia, sem promessa, sem futuro. Serão paina ao vento, macios e inúteis. O sorriso que queres tomar da ruiva é o do fascínio. Pois ela, que fascina, não quer outra coisa que não ser fascinada. Ela é chama, e para incendiar deve ser alimentada com palavras hábeis, coração honesto, virilidade sem disfarces. É preciso atrevimento, mas nunca certeza; ela é amada por muitos, e pode escolher a quem amar.

Então, quando obtiveres esse sorriso, estarás pronto para amar uma ruiva.

Para isso, começa sempre no beijo, mas que ele não seja sempre nos lábios-cereja, porque o óbvio a mortifica e ela deseja a surpresa, o ato que lhe faça justiça. Que teu beijo, pois, seja às vezes na superfície interna do pulso, onde veias de sangue azul chamam o olhar e provam que a pele é sensível; às vezes, no canto esquecido abaixo da orelha, que não é nem pescoço nem face, nem amor nem desejo – é algo entre mundos, e estar entre mundos é da natureza da mulher de cabelos carmesim, cobre ou dourado-fogo. Fica, pois, entre os mundos dela, como entre os lábios, entre os braços, entre os seios e afinal entre as coxas. Sem pressa, porém; pois para amar uma ruiva é preciso queimar como boa madeira no inverno: por toda uma noite, aquecendo a casa, crepitando baixo, estremecendo sempre até as cinzas.

Para amar uma ruiva é necessário amar-lhe cada sarda, da testa ao ventre, saboreando-as como raspas de canela que temperam a pele-leite.

É preciso consumir-se nos cabelos-labareda.

É preciso afogar-se no sexo, rubro jardim sem espinhos, e santificar seu aspecto perpetuamente virginal, a despeito do pecado, que ela te ensinará a adorar, se já não souberes.

Para amar uma ruiva – e disso sei por já ter amado muitas – é preciso arder com graça.

É preciso amar um pouco o próprio inferno.

Por isso, ruiva, se é que deves mesmo me ferir, sê breve: tenho pressa do paraíso.

Atualização em 30.6.2014: Pessoal, não é porque a mulher é ruiva, morena, negra, careca ou cabeluda que ela é especial. Nem é por ser mulher. É por ser GENTE. Cada pessoa é especial para alguém neste mundo e ao mesmo tempo insignificante para muuuuitos outros alguéns. Cor de cabelo não define personalidade, tá? Este texto não é nada além de uma piração minha. Uma idealização, uma poesia em prosa. Se é sobre alguém real ou irreal, isso só a mim interessa. 😉 Eu garanto: ruiva não é melhor que ninguém. Ninguém é superior por conta de cor de cabelo ou pele, nem essas coisas definem personalidade. Mas este texto tem atraído repercussão indesejada e a partir de hoje vou passar a não aprovar certos comentários. Não vou retirar o texto do ar porque, se eu o escrevi um dia, foi por precisar escrevê-lo. Não é algo que escreveria hoje, mas não vou retirar o que disse OITO anos atrás. Não vou pedir desculpas por pirar de vez em quando. Só chega de comentários malucos, por favor. :-/

73 comentários sobre “Para amar uma ruiva

  1. Ei … é mesmo.. foi você mesma quem fez o desenho.

    Muito legal.. é uma coisa que nunca vou aprender a fazer. Desenhar com qualidade.

    Serviço Completo

  2. Gi: fico feliz por isso. 😉

    Gunslinger: amar um ruivo é outra história. Mas foi bom você ter perguntado, taí um texto que preciso escrever. É promessa.

    Obrigada pelas palavras, pessoal!

  3. Ñ concordo do q vc falo das ruivas!!!
    Pois sou ruivas!!!E ñ e bem assim ñ!!!
    Para amar uma ruiva ñ precisa disso tudo ñ.
    Só concordo quando vc fala que na verdade, é comum que as ruivas sejam amadas por muitos. Basta às vezes um só olhar para que isso aconteça.
    Isso concordo Plenamente…

    • Oi, Lucy! Pode discordar à vontade, eheh. Cada um tem suas impressões pessoais sobre o que é amar esta ou aquela pessoa. Lembrando que sou uma escritora de ficção e dou mais atenção à minha imaginação do que à realidade. 😉

  4. Não acho que seja tão difícil se aproximar de uma ruiva…
    Ouça bem , eu sei do que falo: em geral elas são sensíveis e se magoam fácil. São introspectivas e também são comunicativas. Elas são um paradóxo; a mistura de várias coisas que acabam confundindo os ingênuos e até os espertos.
    Mas, nunca a desrespeite, nem invada sua vida. Elas são reservadas e mantém sua privacidade sob o máximo de controle possível.
    É ser sincero, verdadeiro, amoroso, compreensivo e ter coragem de se aproximar. Caso contrário, elas não se aproximam e preferem sumir pra sempre do seu convívio.
    Elas usam um imã, mas são quase imunes ao imã alheio, talvez depois de conhecer a pessoa, ela se aproxime. Mas, a princípio, ela não chega perto de ninguém que não conheça.
    Se quiser, você deve se aproximar sem alarde, discretamente e jamais comentar a vida da ruiva com ninguém, pois se ela confiar em você, ela quer que os assuntos , pelo menos a maioria, fique só entre os dois.

    Agora, tome cuidado para não magoá-la de verdade, pois ela é da cor vermelha, elemento fogo e pode te queimar até a morte.

  5. Todas estas palavras, todos os comentários que estão aqui me fazem-me lembrar da mulher que eu amo…uma ruiva linda, uma mulher completamente nova para mim. Já tive na vida algumas relações, já fui casado mas nunca pensei que eu iria gostar de alguém como eu amo esta mulher. Ela é de facto unica, estou com ela quase para 10 anos, nossa relação extraconjugal nos primeiros anos marca hoje a paixãp que ela desperta em mim. Acho que não consegui mostrar-lhe o quanto a quero para mim precisamente pela personalidade dela que revejo em comentários aqui publicados. Ela tem uma personalidade muito, muito forte. Penso que gosta de mim, não como eu dela, tenho a certeza. Muitas vezes quase sinto que não precisa de mim para nada, é provavél, se eu a perde-se ia ser muito dificil para mim. Para ela a vida continuava com muitos homens a admira-la, amando, talvez…

  6. Nossa! Muito bem escrito! Agora sei que ferramentas preciso para conquistar a minha ruiva. Lindo demais esse texto, parabéns!
    E na verdade acho que para amar, todos os tipos de mulheres, tens que queimar, tens que arder.

  7. Ontem á noite estive com a minha Ruiva, saimos após o trabalho dela terminar, já tarde, para um cafézinho. Sendo 23 horas por aqui aos Domingos fecha tudo mais cedo e café habitual que frequentamos não foi excepcao, estava frio e ficamos pelo carro, tava quentinho, ouvimos musica. Parece que tenho 20 anos..ou 25, 30..??tenho mais mas por ele e com ela eu namoro no carro, na boa mesmo. Estava com uma saudade dela que só me apetecia beijá-la, aperta-la contra mim. Acabamos por conversar bastante, foi bom, optimo para ser sincero. Aproveitei para me declarar de novo e lhe fazer saber de novo o quanto a quero para mim de uma vez por todas. Não está facil por razões diversas que tento acabo por aceitar de certo modo. Eu quero mesmo esta mulher porque a amo verdadeiramente, certos momentos dá-me uma puta de uma saudade que quando dou conta de mim estou a falar o nome dela baixinho. Fiz bem escrever aqui, foi a primeira vez que o fiz em questões pessoais, é verdade, já dei conta disso em mim, parece que veio uma motivação que tem fundamento. Hoje dia da Mulher, vou enviar-lhe um sms daqui a pouco, já falamos durante o dia e esta saudade que me aperta o peito só traz aquela sensação de a poder abraçar até quase a aleijar e ouvir um doce protesto..”aiii”
    A todas as Mulheres desejo um bom dia dentro dos possiveis. Como dizemos nós, Homens, sem elas não seriamos nada, e por isso, minha Mãe, se não fosses tu eu não estava agora aqui a escrever. Obrigado…Abraço

  8. para amar uma ruiva é preciso isso mesmo porque elas muito lindas…sei la mas um olhar de uma ruiva é muito diferente do que das outras é bem mais sedutor e a cor de seus cabelos deixam bem mais picante…AMO AS RUIVAS…rsrsrs

    • Por acaso tbm vim parar aqui. Fiquei imaginando uma garota com o nome de Jenny e ruiva , vc deve ser muito especial…e sorte daqueles q ja puderam ter o seu amor ….e mais ainda aquele q pudera ter para sempre….bjs..

  9. Olha, para amar uma ruiva é preciso tudo que é preciso para amar qualquer um. Não vai falando que a ruivas são mais (por assim dizer) bonitas ou dificeis por que não é por essas bandas. E detalhe, gostei da história. Da até um pouco de inveja das ruivas. Mas sabe como é: se não se amas como poderás amar alguem? Mas só por curiosidade Camila Fernandes por acaso você é ruiva?

    • Oi, gataboralheira!
      Eu nunca disse que ruivas seriam mais bonitas ou difíceis do que outras mulheres. Nunca fiquei com uma ruiva para saber. 😉
      Sou ficcionista, escrevo o que imagino, não necessaiamente o que vivo – esse texto é uma ficção. 🙂
      Mesmo assim, a julgar pelos comentários até aqui, muita gente se identificou com ele, por ser ruivo(a) ou sentir uma atração especial por ruivo(a)s. XD
      Adoro cabelos vermelhos naturais. Como quase tudo o que é raro, eles me inspiram.
      Mas não sinta inveja das ruivas. Há amor e admiração para todos, basta procurar nos olhares certos. 😉
      Não sou ruiva, mas morena. Pode ver pelas minhas fotos. Beijão!

  10. Olá Camila, cai de para-quedas aqui em seu blog e devo admitir senti até uma estranha atração por ti só de ler seus textos garota (nada demais tá rs rs)….parabéns pelo blog….vc é realmente demais.

  11. Camila, que lindo seu texto! Demais
    tenho um blog sobre ruivos. Gostaria muito que me autorizasse a postar seu texto lá…para alegria dos milhões de ruivos que lerão 😉
    claro, com os devidos créditos e fazendo referência ao seu blog.

    bjs

  12. Ual Camila Fernandes…to sem palavras, texto maravilhoso…Sou apaixonada por uma ruiva e agora jah tenho alguma ideia do q fazer pra conquista-la…Obrigadaaa, vou colocar em pratica e volto aki contar se tive sucesso….bjs

  13. Hum sou ruiva , adoreiii o que disse ….

    Nada melhor do que saber tratar uma mulher do jeito que ela gosta , se for ruiva então , o vermelho a cor da paixão e do pecado , com certeza levar a gente a loucura é muito bom …

    principalmente quando as ruivas dominam ….

    Adoro ser ruiva dos cachos…

  14. gostei muito do seu texto, eu também escrevo, e um dia eu conheci uma ruiva, q me serviu d modelo, realmente são criaturas estraordinarias, são odiosamente adoraveis!
    conheci ela numa cidadesinha, ela era completamente diferente do q eu conhecia, uma personalidade muito forte, e mesmo sendo um pouco desastrada, mostrava suavidade e graciosidade em cada movimento, uma pessoa muito inteligente e astuta, e muito doce e sutil (um tanto metodica e extresadinha tambem), as ruivas em si são criaturas exuberantes que parecem q ñ pertencem a esse mundo, parecem anjos um tanto diabolicos, mas conpreenciveis e gentis.
    pra escrever eu passei um tempo na casa dela, onde fui muito bem recebida, só q ñ pude revelar q estava escrevendo sobre ela, como ja foi dito são pessoas bem reservadas, culpa do acedio e do preconseio por serem diferentes, ficou um poco chateada, mas no fim me perduo, e somos grandes amigas, essa é outra virtude das ruivas, se vale a pena, ñ ha o q elas ñ fassam pela pessoa e perdoam qualquer coisa!
    eu escrevi justamente sobre o tema do seu texto, o calor e os olhares involuntariamente sedutores q fasem qualquer homem s apaixonar, e o unico cara q conseguiu alcansar a barreira d proteção, e é claro q eu falei com ele p incrementar, e ele disse q foi muito dificil, q foi só na coragem, nunk pensou q alguem como ela olharia p ele, mas a verdade é q ela s apaixonou por ele logo que ele começou a falar gaguejando, olhando ñ pro seu corpo, mas mos no fundo dos olhos verde mel dela, eles formam um casal lindo, parecem modelos! essa é a minha historia de amor real favorita, é lindo lembrar deles se olhando por horas (deixa eu isagerar um pouco) hoje eles tem uma filhinha, ela tem os caichinhos de cobre acastanhado da mãe (um pouco mais escuro ja q o pai tem cabelo preto) e a pele de porcelana só que sem sardas, e os olhos azuis escuros do pai, ela é lindinha e fofa.

    ñ é a toa q ela foi minha model, então os que nunk viram e ñ tiveram o privilegio de conhecer uma ruiva, ñ fale mal do q ñ sabem, eu as adoro e defendo até o final! (queria ser ruiva buáááá)
    mais uma vez eu queria te parabenizar pelo texto, muito bom, continue assim!

  15. Sou ruiva adorei o texto! O seu testo pode ter tudo de fantasia mas em tudo oque vc escreveu tem um pouco de verdade!
    Todos os meus ex e outros que tentaram ser algo pra mim, sempre diziam,
    ” Oque será que vc tem de tão especial assim que tira o juizo ” e olha que nao era um pergunta e sim ema afirmação!
    Ruivas oque será que temos?

  16. No geral todos os seus textos me despertam sensações incríveis, acho que já tornou-se um vício para mim – todos os dias tenho que ler seus maravilhosos textos e viajar num mundo de sonhos! Obrigado por compartilhar com todos esse teu talento/dom divino S2 Beijokas in your heart Mila F

    • Que bom que gosta dos meus textos, Carlos. Muito obrigada pela mensagem! Mas preciso esclarecer que não tenho nenhum dom, muito menos divino. Sou só uma pessoa que, por ser apaixonada pelo que faz, procura fazê-lo cada vez melhor. Um abraço!

  17. Gostei menos da parte que fala que judas era ruivo, de inferno, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas foi muito legal.amo ser ruiva

  18. Olá, gostei muito da sua personalidade multiarte, e muito mais ainda deste texto, Obrigado pelas dicas implícitas e sua pleniforme mente criativa. gostaria de te-la em meu ciclo de amigos, para poder ter mais doses do saboreio de suas criações. Obrigado, até mais.

    • Olá, Leonardo!
      Obrigada pela sua mensagem. Olha, não chegam a ser dicas, rs. Este texto é uma obra de ficção, e apenas isso.
      🙂

  19. Nossa, sou ruiva, e me senti muito orgulhosa lendo esse texto. Nós ruivos temos que aprender desde cedo a conviver com o fato de que somos diferentes. Temos que nos acostumar com os olhares, e as vezes leva um tempo pra entendermos que são, na maioria, olhares de admiração, encantamento… Até compreendermos isso, já nos tornamos seres arredios, reservados … Mas foi lindo ler esse texto … no fundo, toda mulher é esse poço de mistérios, toda mulher é um profundo segredo que poucas almas realmente são capazes de desvendar.

    • Obrigada, Jen. Eu ampliaria um pouco o conceito que você afirmou: toda PESSOA, ser humano, é um profundo segredo. É comum passarmos adiante a noção de que mulheres são complexas, misteriosas ou complicadinhas (rs) e de que homens são básicos, fáceis de entender ou até simples demais, mas essa ideia é equivocada. Para perceber isso, basta lançarmos um olhar livre de preconceitos a todos à nossa volta e perceber que cada um é muito mais do que parece a um olhar superficial. Mesmo que na maior parte do tempo não consigamos entender ninguém a fundo – nem a nós próprios 😉

  20. O texto é lindo, te segura até a última frase e até te faz reler.
    Sou ruiva e não tem como não me identificar com ele.

  21. Todo mundo já amou um(a) ruivo(a) na vida, se não amou vai amar, mas o fato é que essa visão é inteiramente detalhada e com certeza bota qualquer cérebro pra fantasiar :3

  22. Tenho esse seu poema escrito em punho para a minha amada ruiva, não há no mundo texto escrito que a defina melhor que não o seu. ❤ Queria eu ter escrito para ela, mas me reservo a dizer que suas palavras escritas proferidas "entre mundos" nos ouvidos da minha ruiva, fazem até hoje as noites mais infernais e deliciosas da minha vida 😉 Obrigado por ter escrito!

  23. Ouvir, ler, sobre uma mulher ruiva pode ser tão vago que chega a confundir e criar uma opinião irreal sobre essa pessoa. Uma mulher ruiva é realmente diferente na sua personalidade, acreditem que é verdade. Não se iludam. Já escrevia aqui sobre ela. Sou um Homem que teve ao longo da vida vários relacionamentos entre os quais uma casamento. O facto de um dia ter conhecido uma mulher, a que realmente amei como a ninguém, mudou completamente a minha vida. Essa mulher eu nunca consegui conquistar. Não porque eu não quisesse muito e daria tudo para isso e tentei sempre ao ponto de mudanças profundas na vida. Mesmo dando tudo por vezes não é possível termos o que amamos. O que faltou não foi de mim, o que faltou foi dela mas é uma falta natural. Porque..? porque temos coisas na vida que são parte de nós, dos nossos sentimentos em particular o amor que sentimos por alguém…esse se não for natural e forte, verdadeiro e constante, não é amor. É atracão, é paixão momentânea e pontual, é coisa que não vai nunca dar em amor de ter necessidade de ter alguém perto de nós a tempo inteiro. Depois de tantos anos amando esta mulher de uma forma única e genuína tive de desistir da mulher mais linda que existe na terra. Vou deixar viver a vida á sua maneira sabendo que vai continuar a ser amada por muitos homens e perceber que esse homem, o eleito, tem que ser esta mulher a amar primeiro. De outra forma será impossível. Eu sei o que estou a falar, passei por esta experiencia por muitos anos mais que suficientes para perceber tudo isto e…desistir. Não estou arrependido mas desiludido sim, embora conformado e rendido á realidade.Vou amar-te toda a vida Ana Rosa

  24. Nossa Mto lindo o texto….Sou ruiva!
    me identifiquei tanto q tomei a liberdade de roubar um pedacinho para postar em Face…..lindo….amei….

  25. Camila Fernandes,
    Sensacional!!
    Minha namorada é ruiva porém com poucas sardas e acho isso algo especial. O que mais gostei no texto foi a parte do “olhar”, ela não precisou de muito pra ganhar meu amo foi apenas 1 simples olhar. Porém eu levei 8 meses pra conquistar o amo dessa mulher.

  26. Amo esse texto!!!!! Tenho uma página no Facebook, que criei em homenagem à minha filha ruiva, que, apesar de linda, sofria com problemas de autoestima… Gostaria muito que vc visitasse esse cantinho e te peço permissão para citar Vc lá!!!
    Veja a página, no Face : Power Ginger, orgulho em ter cabelos de fogo!!!!
    Sua visita, e a de todos os que admiram a beleza e a natureza dos ruivos será uma alegria,
    Parabéns!!!!! Bjos!!!

Deixe um comentário

